Forum Cartaxo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

12º ano e agora o que fazer?

4 participantes

Ir para baixo

12º ano e agora o que fazer? Empty 12º ano e agora o que fazer?

Mensagem  forumcartaxo Sex 07 Mar 2008, 07:46

O 12º ano para os jovens significa um grande e importante período de mudança. Para aqueles que decidiram estudar para aqui chegar, neste ano tem-se de tomar opções escolher cursos, universidades e localidades para onde se pode e é viável ir estudar. Sem dúvida opções para serem tomadas com ponderação e após muitas discussões, é por isso que lançamos este fórum com o objectivo de ajudar todos os jovens e de se poder trocar ideias.

Qual o melhor curso, o mais adequado e com uma maior empregabilidade?
As universidades como são? Qual devo escolher?
Ir para Lisboa, Porto ou Faro?
Vale a pena estudar ou é melhor procurar um trabalho?

Estas são alguns das questões para as quais seria interessantes haver uma troca de ideias.

forumcartaxo

Número de Mensagens : 23
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 06/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

12º ano e agora o que fazer? Empty Re: 12º ano e agora o que fazer?

Mensagem  Carlos Serra Sáb 08 Mar 2008, 09:01

Já acabei o meu 12º ano a alguns anos mas quer deixar a minha palavra a todos aqueles que o estão acabar neste momento.

Independentemente do curso, faculdade ou localidade para onde vão, será sempre uma aventura e momentos únicos da vossa vida que iram guardar para sempre, por isso não tenhas medo de ir para fora seja em que condição for.

A escolha do curso é sem dúvida uma tarefa difícil, mas uma coisa temos de saber, qual seja o curso existe sempre desempregados e dificuldades em arranjar emprego mas também uma grande maioria consegue arranjar emprego, só te basta procurar uma boa universidade e depois teres umas notas razoáveis e dificilmente vais parar ao desemprego, só tens de saber e ter paciência para procurar.

Este período é o mais complicado pois já se vê os exames a aproximar, só me resta aconselhar calma e se poderes vais organizando a matéria, pensa que daqui a uns meses estas de férias e a aproveitar o sol.

P.S. Deixo aqui alguns sites que me foram úteis: www.acessoensinosuperior.pt; www.exames.org e todos os sites das próprias universidades
Carlos Serra
Carlos Serra

Número de Mensagens : 87
Idade : 37
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 06/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

12º ano e agora o que fazer? Empty E Agora....

Mensagem  Bernardo Costa Ter 18 Mar 2008, 12:38

Acho que é um assunto que preocupa bastante os jovens de hoje em dia, chegamos ao 9 ano e ainda fazemos a nos proprios a pergunta, o que é que eu quero ser quando for grande?
Eu acho que os jovens de 14 anos ainda nao tem muita maturidade para saberem o que querem seguir(a area),e isto ve-se bastante no 12º ano que por vezes tem que optar por cursos que nunca tinham pensado na vida, nem sequer gostam de aquilo que estao a tirar e voltam ao a repetir vezes sem conta os exames nacionais para entrarem relamente naquilo que sempre desejaram...
Eu acho que tem que haver uma medida da parte do Governo, do Menisterio da Educação, uma Simples medida, Prevenir os jovens, abrir caminhos, alertar os jovens e motivar os jovens para a Educaçao
Bernardo Costa
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 37
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

12º ano e agora o que fazer? Empty o 9º ano

Mensagem  Carlos Serra Qua 19 Mar 2008, 07:14

Bernardo alertas no teu comentário para um outro problema que se passa no final do 9º ano. É realmente cedo para os jovens de hoje saberem o que querem ser um dia mais tarde. É bastante difícil para muitos escolherem entre áreas de secundários, cursos tecnológicos ou mesmo deixarem de estudarem, esta começa a ser uma opção a partir do 9º ano!!! Sem dúvida é necessário investir na informação e na realização de testes OBRIGATORIOS para estes jovens. Agora na minha opinião a escolha tem ser realizada nesta fase, não podemos por exemplo ter os futuros historiadores a estudar matemáticas que não lhe serão úteis, ou médicos a aprender historia. Assim como para todos aqueles que não pretendem tirar uma licenciatura, é necessário nesta fase reencaminha-los para cursos tecno-professionais, sendo que isto não é maus para o país, não podemos ser um país só de Doutores, temos de ter técnicos. Acredito pessoalmente ser possível atingir um nível de vida bastante bom, seguindo esta via de ensino, só é preciso uma coisa: TRABALHAR.
Carlos Serra
Carlos Serra

Número de Mensagens : 87
Idade : 37
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 06/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

12º ano e agora o que fazer? Empty Serã que actualmente ter um curso superior continua a ter as mesmas vantagens de há uns anos?

Mensagem  bejinha Sáb 29 Mar 2008, 09:06

Como aluna do 12º ano, penso que é importante repensar a situaçÃo que se vive em Portugal actualmente, dado que as taxas de desemprego são efectivamente altas para um País com tantos licenciados. Na minha opinião, a resoluçao para tal problema passa por uma reforma geral no ensino, de forma a que a que se possa alterar esta realidade.
Falando por mim, penso que hoje em dia pomos em questaõ do que nos serve ter um curso superior se possivelmente não encontraremos saídas profissionais no curso que escolhemos. Até que ponto as nossas habilitações nos irão favorecer? Penso que hoje em dia isto é a pergunta que muitos jovens colocam.Porém ,a meu ver, é importante tentarmos estudar aquilo que realmente nos interessa, porque não há nd pior que exercer uma profissão para a qual não nos sentimos motivados.
Acho que é esencial investir na educação, pois é dela que depende o futuro de todos nós.
bejinha
bejinha

Número de Mensagens : 4
Localização : Santarem
Data de inscrição : 10/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

12º ano e agora o que fazer? Empty Re: 12º ano e agora o que fazer?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos