Taça De Portugal 2007/2008

Ir em baixo

Taça De Portugal 2007/2008

Mensagem  Bernardo Costa em Ter 08 Abr 2008, 17:34


A Taça de Portugal é uma das competições com mais tradições no panorama desportivo nacional. Considerada como a prova rainha do futebol português, teve a sua edição de estreia na já longínqua época 1938/39.

A primeira final desta competição, disputada a 26 de Junho de 1939, colocou frente-a-frente Académica e Benfica. No Campo das Salésias, a Briosa derrotou os encarnados por 4-3 e entrou para a história como a primeira vencedora do certame, comprovando, logo desde o início, a imprevisibilidade, incerteza e surpresa que cada uma das edições desta prova encerra.

A Taça possui, na verdade, uma série de características muito especiais. Desde logo, engloba na mesma competição um elevado número de clubes de todo o território nacional, não olhando à sua valia desportiva ou financeira. Dá, por isso, às equipas de menores recursos a possibilidade de esgrimir forças com as mais consagradas e tornarem-se em verdadeiros “tomba-gigantes”, com direito a figurarem nas primeiras páginas dos jornais. Foi precisamente isto que aconteceu, na época passada, ao Gondomar que eliminou o Benfica, em pleno Estádio da Luz, por 1-0. Mas a história da competição mostra-nos outros exemplos, tais como a eliminação do Sporting, ainda no tempo dos cinco violinos, às mãos do Tirsense ou, mais recentemente (na época 1998-99), a vitória do Torreense no Estádio das Antas.

O próprio sistema de eliminatórias a uma só mão concorre para que se registem resultados surpreendentes. Não é por isso de estranhar que, existam vários detentores de troféus – Benfica, Sporting, FC Porto, Boavista, Belenenses, V. Setúbal , Académica, Estrela da Amadora, Leixões, Sp. Braga e Beira Mar.

A história da Taça de Portugal confunde-se, em grande medida, com a história do próprio Estádio Nacional, palco privilegiado e imponente da grande maioria das finais desta competição. Inaugurado a 10 de Junho de 1944, o Estádio Nacional era uma velha aspiração do Estado Novo, que procurava com este novo recinto não só a promoção da prática do desporto, mas também a criação de um espaço para demonstrações públicas inspiradas nos princípios políticos vigentes.

Para que a ambição do antigo ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco, fosse uma realidade, foram consultados diversos arquitectos, entre os quais, Francisco Caldeira Cabral, Konrad Wiesner, Jorge Segurado ou Miguel Jacobetty Rosa. A este último é apontada a “paternidade” do projecto do Estádio de Honra. Influenciado por obras como os Estádios Olímpicos de Roma e de Berlim, a edificação do Estádio Nacional levou cinco anos a ser concluída - desde a planificação (1939) até à sua construção -, sendo, mais tarde, inserido no Complexo Desportivo do Jamor, uma autêntica ilha verde no seio da Área Metropolitana de Lisboa.

A primeira final da Taça disputada neste recinto teve lugar a 30 de Junho de 1946, colocando frente-a-frente o Sporting e o Atlético, com os leões a triunfarem por 4-2. Até hoje, o Estádio Nacional já acolheu por 51 vezes o encontro decisivo desta competição, numa sequência que só foi interrompida em cinco ocasiões (por quatro vezes a final da Taça disputou-se no Estádio das Antas - nas épocas 60/61, 75/76, 76/77 e 82/83 - e por uma em Alvalade, na temporada 74/75).
avatar
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 32
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Taça De Portugal 2007/2008

Mensagem  Bernardo Costa em Ter 08 Abr 2008, 17:37

Chegámos as Meias-finais.


V. Setúbal vs FC Porto


Sporting vs Benfica



Quem irá chegar a final???
avatar
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 32
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bilhetes Para a Taça de Portugal SCPVsSLB

Mensagem  Bernardo Costa em Ter 08 Abr 2008, 17:40



Cinco mil bilhetes vendidos para Alvalade
Cinco mil dos 15 mil bilhetes disponíveis para o jogo das meias-finais da Taça de Portugal com o Sporting, que se disputa dia 16, em Alvalade, já «voaram» das bilheteiras do Estádio da Luz.
O «derby» lisboeta está a suscitar grande interesse junto dos adeptos encarnados, ou não estivesse em causa confronto com o velho rival e a presença no Jamor, adivinhando-se que os restantes 10 mil ingressos continuem a ser vendidos a bom ritmo.

Perspectiva-se, por isso, mancha vermelha no Topo Norte do Estádio José Alvalade no «derby» que vai decidir qual dos grandes da capital garante um lugar na final da prova «rainha».

in jornal "A BOLA"
avatar
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 32
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Taça De Portugal 2007/2008

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum