Forum Cartaxo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

+6
Francisco_Martins
filipecabaco
forumcartaxo
Carlos Serra
MrsCoffee
Bernardo Costa
10 participantes

Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Reclusos vão limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Bernardo Costa Ter 18 Mar 2008, 09:47

Reclusos vão limpar as ruas do Cartaxo



Reclusos do Estabelecimento Prisional de Alcoentre (EPA) colocados em regime aberto vão para as ruas do Cartaxo prestar serviço de limpeza urbana. O protocolo acordado entre o município e a Direcção-Geral dos Recursos Prisionais foi ratificado pela Assembleia Municipal do Cartaxo na última reunião. O número de reclusos que irá prestar esse serviço ainda está por definir. O acordo tem a duração de um ano e prevê que os reclusos estejam vigiados por guardas prisionais enquanto realizam as tarefas.

Além de ter de assegurar o transporte de ida e volta aos reclusos do EPA para um trabalho com horário entre as 08h00 e as 17h00 e fornecer-lhes almoço, a Câmara do Cartaxo compromete-se a pagar um subsídio que terá por base salário mínimo nacional ou a categoria profissional idêntica à do serviço, acrescido de 10 por cento. A câmara terá ainda de suportar um seguro para cobertura de acidentes de trabalho e o pagamento de faltas ao trabalho por motivo de doença.

A proposta foi aprovada pela assembleia com uma abstenção da deputada social-democrata Luísa Pato, que considerou supérfluos os gastos que resultam do protocolo, especialmente os dez por cento de acréscimo do vencimento, seguro, deslocação dos reclusos, que deveriam caber ao Estado. Concluiu que com essas “benesses” haveria mais gente do concelho a querer trabalhar. Emília Soares (CDU) preferiu salientar que a presença de reclusos junto a comerciantes pode não lhes agradar muito.

(O mirante)
Bernardo Costa
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 37
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Bernardo Costa Qua 26 Mar 2008, 14:50

Alguem Já pos bem os olhos nesta noticia????
Quer dizer cometem um Crime, Dao-lhes trabalho, salário minimo, transporte, dormida, ainda recebem mais 10% e estao ca fora a limpar as Ruas, a serem vigiados por Guarda prisionais!!!!!!!!!
Mas o que é isto???
A Nossa Segurança?
A segurança da Pop. infantil?
A imagem que transparece um homem a varrer as ruas , por exemplo a rua batalhoz, e guarda de g3 atras dele...?????
Acordem Por amor de deus!!!!
Bernardo Costa
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 37
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Bernardo Costa Qua 26 Mar 2008, 14:51

Bem pessoal Venho me Despedir de voces porque sinceramente acho que vou assaltar um Banco e depois pronto tenho a vida feita=) venho para o cartaxo novamente so a unica diferença e que venho passear de vassora na mao, acho que sim esta certo!
Bernardo Costa
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 37
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  MrsCoffee Qua 26 Mar 2008, 19:21

Ridiculous. Nem e por serem reclusos a varrer as ruas ou wtv, é mesmo por serem renumerados e ainda terem regalias! enfim...
MrsCoffee
MrsCoffee

Número de Mensagens : 17
Idade : 35
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 20/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Carlos Serra Qui 27 Mar 2008, 13:41

No meio de tudo o que ainda é mais ridículo é estes novos funcionários da câmara ficarem mais caro que se merecemos lá pessoas ditas normais. Não há ninguém interessado? Não me acredito, se não houver soube-se um pouco os salários que eles aparecem.
A câmara vai ter de despender o salário mínimos a todos eles mais 10% (?), juntando os custo de transporte, de almoço e de um guarda para os estar a vigiar de braço cruzados, ou será que este guarda vai agarrar na pá para o recluso por o lixo??
Carlos Serra
Carlos Serra

Número de Mensagens : 87
Idade : 37
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 06/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Bernardo Costa Qui 27 Mar 2008, 14:52

lol=) Não Carlos vai haver dois Guardas 1 para a pá e o 2 para levar o carrinho, enquanto o preso varre o lixo=)lolololol
isto é mesmo ridículo, e a nossa segurança?olha se lhes dao na cabeça e desatam todos a fugir?o guarda prisional vai atirar logo a matar...ahahahah será que isto tem cabimento?
Bernardo Costa
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 37
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  forumcartaxo Qui 27 Mar 2008, 18:42

No seguimento da publicação da notícia sobre as ruas dos Cartaxo serem limpas por reclusos, pensamos ser interessante lançar o debate sobre este assunto.

Vai sentir-se seguro(a) ao andar nas compras e ver reclusos ao seu lado apenas com um guarda ao seu lado?
Será que não há nenhum desempregado do Cartaxo interessado em varrer as ruas da cidade?
Esta é uma opção com vantagens financeiras?

Escreva a sua opinião.

forumcartaxo

Número de Mensagens : 23
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 06/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  filipecabaco Qui 27 Mar 2008, 21:04

Penso que isto seja uma medida extremamente positiva, vocês esquecem que eles estão presos mas têm o direito a a ganhar dinheiro e ter empregos, e (como e completamente lógico) é muito difícil, se falam de pobreza e crises sociais hoje em dia as vezes e devido a essa forma de pensar,

Imaginem seguinte: um recluso sai da prisão com meia dúzia de tostões no bolso, sem perspectivas de arranjar trabalho... o que vai fazer? Mendigar? Roubar? ...

Agora o outro lado: um recluso que esteve preso 3 anos trabalhou o suficiente e poupou para garantir uma vida estável fora pelo menos uns meses (porque na prisão não usam o dinheiro...) não acham que vai ter mais hipóteses na vida? menos probabilidade de voltar a cometer um crime?

Quanto ao ter medo a andar na rua... Duvido que isso não vá ser bem controlado, para alem disso o que fazia um ladrão? Matava alguém em plena avenida para ficar mais uns anos na prisão? Não acham justo dar outra hipótese?

filipecabaco

Número de Mensagens : 6
Localização : Almada
Data de inscrição : 27/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  MrsCoffee Qui 27 Mar 2008, 21:14

Nao sou contra darem novas oportunidades... mas depois deles sairem da prisao! se la estao foi porque mereceram la estar, logo nao merecem regalias, e muito menos um "salario"! ora essa!
quanto a questao da segurança, sinceramente nao acho que seja muito relevante. nao é por serem reclusos que vao fazer mal as pessoas... acho eu!
MrsCoffee
MrsCoffee

Número de Mensagens : 17
Idade : 35
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 20/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Bernardo Costa Sex 28 Mar 2008, 10:21

entao quer dizer, é justo eles terem novas oportunidades, ganharem um salário e tal...mas quem é que lhes vai pagar?a camara?ou são mesmo os portugueses que andam a pagar as prisões e alimentaçao que eles tem e todas as outras regalias que eles tem lá dentro???
Se querem fazer alguma coisa de útil, sim senhor alcoentre é muito grande tem uma prisao enorme, podem começar a construir uma quintazinha na prisão com gada com jardinagem limpar as matas por causa dos fogos, sim isso acho que talvez devam fazer...
Algo de útil dentro da prisao, criarem algo construtivo para a vida deles na choldra, agora cometerem um crime e andarem ainda a ter regalias por isso??nao acho justo!!!!
Depois, achas que iria ser benefico andar um miudo de 6,7,8,9, anos na rua sozinho e olhar para o lado e ver um homenzinho a varrer as ruas e ao lado dele um guarda preisional com uma g3 na mão????
nao acho lá muito boa ideia, 1 cometeram um crime, logo nao devem bater bem da cabeça(esta provado por criminologos que 98% das pessoas que estao presas tem problemas psicologicos)e vao andar nas ruas normalmente,! na boa,!...
MMHHHH Nao vou muito a favor de tal coisa!!!
Como Diria o Paulo Bento PRESOS,!!! PRISÃO,!!!! gente normal,!!! LIBERDADE!!!!
Bernardo Costa
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 37
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Francisco_Martins Dom 30 Mar 2008, 10:54

Boas tardes pessoal,

Antes de mais fico muito satisfeito por constatar que este blog é uma realidade. Com algumas arestas limadas pode ainda ficar melhor, mas para começo julgo que não está nada mal!

Em relação ao tópico, em certa parte acho a medida positiva, mas vamos por partes.
Em relação aos reculsos a varrer as ruas, não podia estar mais de acordo, se bem que também ache que deviam começar por em primeiro lugar tratar das nossas matas que tanta mão de obra necessitam. Agora no que toca á remuneração aí é que começa o descalabro. Não admira que muitos reculsos quando saiam da prisão voltem a cometer delitos para regressar ás cadeias. Estar preso, na minha opinião, deve servir como castigo, e não deve deixar saudades a ninguém, mas pelos vistos em Portugal passa-se exactamente o contrário.

Um abraço a todos

Francisco_Martins

Número de Mensagens : 3
Localização : leeloo
Data de inscrição : 30/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Pedro Pato Dias Dom 30 Mar 2008, 18:02

Boas...
A pedido de muitas familias vim ca deixar a minha opiniao... lolol

Em primeiro lugar. nao concordo nem aprovo este protocolo porque nao o conheço. Apesar de ja ter lido todos os comentarios a este assunto, acho preocupante ainda ninguem ter mencionado a grande funçao publica que nos temos no concelho do Cartaxo como em todos os concelhos e em todos os distritos do nosso pais, na medida em que nos vemos todos os dias a forma como se trabalha nas ruas por parte dos empregados da camara... estao 10 a ver e dois a trabalhar. Mas de qualquer maneira acho que nao sao as ruas do cartaxo que estao sujas e cheias de lixo mas sim as matas do nosso concelho.

Deixo aqui um parentices na questao da segurança. Nao é qualquer recluso que tem beneficio ha integrassao social, existem certas regras para a sua reencerçao na sociadade. Nao tenho nenhum problema em estar presente dessas pessoas... elas sao tão HUMANAS como nos, tambem têem direito a vida e de começar a sua vida de novo.

Em relaçao a questao da remuneraçao digo vos que nao tenho nada contra... agora virem trabalhar com tadas regalias é que nao... a camara ja tem pessoas a mais e a ganhar remuneraçoes.

abr

Pedro Pato Dias

Número de Mensagens : 3
Idade : 37
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Bernardo Costa Sex 04 Abr 2008, 03:11

epa nao concordo muito com a ideia dos presos virem trabalhar para o cartaxo, acho que existem medidas mais adequadas na integrassao social...
O Pedro Pato claro que tem uma opiniao diferente ele tem um avontade enorme com esse tipo de gente, ele é uma pessoa muito humana, esta habituado em lisboa dar bolachinhas e chás aos marginais em lisboa, por isso e que ele tem uma opiniao muito diferente Laughing
Bernardo Costa
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 37
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Reclusos

Mensagem  José Pato Dom 04 maio 2008, 09:50

Um recluso é um ser humano como outros tantos mas com a condicionante de terem cometido um crime e estarem a cumprir pena por tal acto.
Não é qualquer recluso que vem para a rua, esta é uma medida do sistema prisional para recompensar o bom comportamento e como diz o Filipe, se ele tiver dinheiro vai arrendar uma casa e arranjar emprego e será a inclusão na sociedade mais facil porque tem historial de trabalho.
O que sou contra é o excesso de funcionários publicos e porquê? Se já há quem limpe as ruas, com a vinda dos reclusos haverá mais sem trabalhar e isto é que é chocante.
quem atropela e mata e que tenha sido um acidente sem premeditação, essa pessoa não deve ter oportunidades? pode acontecer a qualquer um que conduza

José Pato

Número de Mensagens : 15
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Carlos Serra Qui 08 maio 2008, 06:49

Zé o executivo camarário tomou esta medida porque a seu ver existem poucos funcionários a limpar as ruas do Cartaxo, mas não achas que esse lugar não devia pertencem aos desempregados do concelho?? Não existem no concelho 3/4 pessoas que estejam interessadas naquele emprego?? A meu ver esses sim deviam ser empregues, e o salário pago ao guarda que vai estar ali de vigia ao recluso? (parece-me estar a pagar por m serviço a dobrar, apesar desses salário não ser responsabilidade da câmara também sai dos nossos bolsos).
Carlos Serra
Carlos Serra

Número de Mensagens : 87
Idade : 37
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 06/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Reclusos

Mensagem  José Pato Seg 12 maio 2008, 02:34

Carlos quer-me parecer e sem certezas que o salário dos guardas já é fixo e que não vai ter acrescimo a ser pago pelo Municipio. Carlos ambos sabemos que o "tuga" não quer trabalhar e não me parece que haja assim tanta gente interessada naquele trabalho. Mas sem duvida que esta não é uma boa solução mas visto vivermos numa "ditadura" rosa resta saber se quem votou neste regime se está satisfeito e se voltarão a cometer novamente essa erro.

José Pato

Número de Mensagens : 15
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty o mesmo?

Mensagem  Domingos Seg 26 maio 2008, 18:48

Olá.

Eu do que sei do Cartaxo resume-se a alguns fds de viagem, por isso não sei até que ponto devo falar disto, mas enfim Cool .

Eu sou totalmente contra este tipo de medidas, o ponto não deve ser durante o tempo na prisão,mas depois disso.

A reinserção social, deve ser feita e acompanhada depois do tempo da pena, e não durante esta. O objectivo não deveria ser criar condições durante a pena para quando saírem, mas sim, criar incentivos e possibilidades para as pessoas depois de saírem da prisão, poderem e quererem ter uma vida decente. O problema não é o dinheiro que têm quando saírem, mas sim o que vão ter depois, e como o vão ganhar. Se o objectivo é terem mais aptidões, o mercado vai estar "cheio" com os outros reclusos, aos quais eles já não fazem parte, e daí que voltam ao mesmo.

Se queremos entrar pela humanidade das pessoas é um ponto complicado porque os reclusos são humanos, isso todos reconhecem (apesar de poderem parecer ou não), mas então e os outros? Quem é mais humano? Isso não sei, mas uns têm uma redenção a fazer para com a sociedade, e outros não.
Não haverá outras pessoas "desfavorecidas", que encaixem no perfil para ganhar lugar ao "emprego"? Quem merece mais?

Porque não utilizar o dinheiro empregue de outra maneira? isso podia ser um tema para outro tópico Razz

Domingos

Número de Mensagens : 2
Localização : lisboa
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Carlos Serra Sáb 31 maio 2008, 12:38

Bem vindo Domingos, é um prazer verte a comentar no Forum mantendo uma ligação a terra dos teus avôs.

Sendo que só vens ao Cartaxo durante o fim-de-semana não vais ver estes reclusos na rua, a não ser que trabalhem aos Sabados e Domingo! Lanças também uma ideia interessante no esforço que se deve fazer para conseguir empregar estas pessoas quando acabam de cumprir a pena. Ai sim deviamos canalizar todos os esforços pois ai são pessoas com necessidades especiais, para se evitar que estes voltem ao mesmo ponto.
Carlos Serra
Carlos Serra

Número de Mensagens : 87
Idade : 37
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 06/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Pita Qui 05 Jun 2008, 15:49

Olá

Sou a favor do trabalho comunitário por parte de reclusos, mas não nos moldes aqui apresentados. O que mais me preocupa não é tanto a forma como os reclusos serão vigiados (duvido que haja guardas prisionais de G3 a tiracolo), mas sim o despesismo do erário público para uma medida que não se coaduna com a actual situação financeira da Câmara e em última instãncia do próprio país.
Despesas minímas: deslocações e alimentação suportadas pelo Estado.
Pena a cumprir. Limpeza de espaços urbanos, realização de obras para equipamentos sociais no concelho.

É tão simples como isto: um recluso tem uma pena a cumprir por um crime que cometeu, e exactamente por isso não pode estar a ser remunerado por algo errado que fez. no meu ver, é uma falsa premissa dizer-se que é uma forma de futura reinserção social. Essa reniserção deve ser feita e acompanhada, mas não com remunerações ou prémios monetários.

Apenas um ponto de vista simplista, mas discutível numa mesa daquelas tascas tipícas que já quase não existem nesta pseudo capital do vinho.
Pita
Pita

Número de Mensagens : 2
Idade : 46
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 05/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo Empty Re: Reclusos a limpar as ruas do Cartaxo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos