ASAE "Autoridade De Segurança Alimentar e Económica"

Ir em baixo

Qual é a tua opinião Sobre a ASAE em Portugal?

Excessivo
 
Bom
 
Razoável
 
Sem opinião
 
 
 
Exibir resultados

ASAE "Autoridade De Segurança Alimentar e Económica"

Mensagem  forumcartaxo em Ter 25 Mar 2008, 15:15


A ASAE é a autoridade administrativa nacional especializada no âmbito da segurança alimentar e da fiscalização económica.
É responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar, bem como pela disciplina do exercício das actividades económicas nos sectores alimentar e não alimentar, mediante a fiscalização e prevenção do cumprimento da legislação reguladora das mesmas.
Tem como missão a garantia de legalidade da actuação dos agentes económicos, a defesa da saúde pública e da segurança dos consumidores, velando pelo cumprimento das normas legais que disciplinam as actividades económicas.

A ASAE actua como órgão de fiscalização e de controlo de mercado nas seguintes áreas de intervenção:

Segurança Alimentar;
-Turismo e Práticas Comerciais;
-Segurança de Produtos e Instalações;
-Propriedade Intelectual e Propriedade Industrial

A ASAE emite regularmente comunicados relacionados com riscos da segurança alimentar. A ASAE funciona coordenadamente com a EFSA (Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos).

O que achas do Trabalho da ASAE em Portugal?

forumcartaxo

Número de Mensagens : 23
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 06/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ASAE "Autoridade De Segurança Alimentar e Económica"

Mensagem  Bernardo Costa em Qua 26 Mar 2008, 14:39

Eu na minha opiniao ASAE Pode ser uma força muito importante em Portugal , mas nao desta maneira EXCESSIVA!!!
A Asae existe se nao estou em erro desde os finais de 2006, sendo constituida pelo Inspector-geral Dr. António Nunes, Subinspector-geral Dr. Francisco Lopes, Subinspector-geral Eng. Jorge Reis e Subinspector-geral (Director Científico)Eng. Manuel Barreto Dias, sendo este o quadro principal.
Foi uma força que criou muito impacto na populaçao Portuguesa e nos media, rapidamente saltaram para a primeira pagina de todas as noticias!
E o Exemplo disso sao estas estatisticas do ano de 2007 (Curiosidade);

ÁREA ALIMENTAR.

OPERAÇÕES: 4.054
Brigadas Envolvidas: 9.924
Alvos/Operadores: 38.922
Alvos Encerrados: 1.051
Processos-Crime: 1.532
Processos Contra Ordenação: 10.204
Nº de Infracções: 20.995
Detenções: 404
Taxa de Incumprimento: 30%

APREENSÕES;

Peso: 808.118,69
Volume: 23.236.080,06
Quantidade: 4.082.211,00
Valor(€): 45.823.156,31

Eu penso que esta força é o espelho do nosso Governo e como nos vivemos, Desorganizada, e a palavra Chave, ate posso comparar, Salazar tinha a PIDE, agora temos uma ASAE, uma polícia que persegue os cidadãos e uma máquina fiscal que persegue as pequenas e médias empresas...
Agora pergunto assim o nosso país vai parar ONDE?????
O alvo principal deixaram de ser os Brasileiros, Chineses, etc, tudo o que estava ilegal, agora é para o povo portugues onde acabam por estragar Festas feiras com historia e com mistica.
Tudo a seu tempo, primeiro organizamos o que queremos e depois actuamos de uma maneira PREVENTIVA!!!!!!
avatar
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 31
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ASAE "Autoridade De Segurança Alimentar e Económica"

Mensagem  Carlos Serra em Qui 27 Mar 2008, 13:31

Falar da ASAE significa falar da única policia que conseguiu ter alguma autoridade e respeito dos cidadãos, desde o 25 de Abril, conseguindo com isto controlar os elementos ligados ao comercio, em especial as PME's, muitas delas nunca tinham levado a serio as leis básicas de protecção do cliente, em especial na hotelaria com os pequenos cafés.
Muita desta acção e correcta, é necessário haver controlo sobre aquilo que se encontra a venda no nosso país, tendo respeitado as normas de segurança e higiene, até para se proteger aqueles que comprem as regras e criar incentivos para os gestores adoptarem tais medidas.
Mas sem dúvida a ASAE tirou partido deste poder e começou a tornar-se um pouco uma PIDE adaptada aos tempos modernos, onde as pessoas já tinham bastante medo desta força de fiscalização, causado pelas notícias diárias passadas nos telejornais e jornais. Penso que foram medidas bastante exageradas e algo mesmo assustar onde praticamente todos os estabelecimentos podiam fechar assim que a ASAE lá chega-se. Esta polícia tem de ter respeito pelos comerciantes, pensar que estes também são pessoas e não se pode fechar assim portas de repente só porque acham que algo se encontra errado sem o mínimo direito de resposta dada ao gestor do estabelecimento.
Em Portugal, infelizmente é preciso uma ASAE, uma vez que as pessoas não são respeitadoras por natureza, tentado sempre ir pelo caminho mais fácil, mas esta tem de ser controlo sobre si mesma e sobre o exagerado poder atribuído a eles. Temos de respeitar o comerciante e a sua actividade exercendo uma vitoria regular, mas sem grandes espalhafatos e sem dar nas vistas.
avatar
Carlos Serra

Número de Mensagens : 87
Idade : 31
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 06/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ASAE "Autoridade De Segurança Alimentar e Económica"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum