Forum Cartaxo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho

Ir para baixo

I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho Empty I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho

Mensagem  Bernardo Costa Ter 25 Mar 2008, 13:37

I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho Vinho_10
Cartaxo vai receber o I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho, nos dias 28, 29 e 30 de Abril, integrado na 20.ª Festa do Vinho.


Inspirado na obra “Viagens na Minha Terra”, na qual Almeida Garrett reproduz quadros deliciosos da paisagem ribatejana e descreve episódios e costumes que caracterizam a vivência de locais como o Cartaxo, este congresso propõe uma viagem pelo conhecimento de novos horizontes sociais, históricos, culturais e arquitectónicos.

“Se não viajam, se não saem, se não vêem mundo (…) como hão-de alargar a esfera de seus conhecimentos, desenvolver o espírito, chegar à altura do século?”, questiona Almeida Garrett, precisamente nesta obra que marca o I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho e que tem como lema a expressão “Então que novidades há por cá pelo Cartaxo, patrão?” (Almeida Garrett, “Viagens na Minha Terra”, 1843).

O Cartaxo, terra que desde a Idade Média se tornou conhecida pela produção do vinho, receberá assim um dos mais importantes acontecimentos vinícolas, dado que, pela primeira vez, será efectuado um congresso internacional de museus do vinho. O evento decorrerá no Museu Rural e do Vinho do Cartaxo, que receberá representantes dos museus portugueses e a Associação de Museus do Vinho de Espanha, que conta com 33 museus associados.

Este congresso pretende ser também o ponto de partida para a criação de uma rede mundial de museus do vinho, uma vez que este tipo de espaços está a registar um crescimento significativo, sendo o tipo de museus com mais inaugurações na Europa Ocidental.

Entre os objectivos gerais deste congresso, pretende-se aproximar as realidades museológicas subordinadas à temática do vinho de Espanha e Portugal, com vista ao desenvolvimento e articulação, em conjunto, de uma reflexão sobre a importância destes museus para o desenvolvimento cultural e, sobretudo, económico e social das regiões.

Como objectivos mais específicos, propõe-se:


Estabelecer parcerias entre os museus ibéricos do vinho, tendo em vista o estudo, divulgação e fruição do património cultural (material e imaterial);
Promover acções de estudo e de pesquisa em conjunto com os museus ibéricos do vinho dos dois países;
Promover a investigação, a valorização e a divulgação da cultura da vinha e do vinho;
Desenvolver o conhecimento da cultura rural, da vinha e do vinho e a sua interligação com o desenvolvimento económico e social;
Diversificar os públicos dos museus do vinho;
Apoiar, dentro das suas possibilidades, a criação, organização e consolidação de museus públicos ou privados, que se encontrem na sua área de influência, ajudando a difundir as boas práticas museológicas;
Afirmar os museus do vinho na vida cultural dos dois países, através de um reforço da divulgação e da participação dos cidadãos destes museus nas iniciativas culturais do concelho e da região;
Promover a reflexão em conjunto com os profissionais de museologia dos dois países;
Promover o intercâmbio cultural e artístico de práticas e de saberes entre os museus ibéricos do vinho;
Promover a divulgação e comercialização dos produtos regionais, nomeadamente o vinho;
Promover o enoturismo;
Encontrar novas estratégias e ferramentas para os museus do vinho realizarem, de forma mais eficaz, as suas funções, tais como a investigação, a conservação, a divulgação, a acção cultural e a fruição de valores culturais associados à cultura do vinho;
Oferecer novos recursos culturais e turísticos para as regiões vinhateiras dos países;
Dar uma maior visibilidade aos museus do vinho junto dos públicos, através de novas formas, nomeadamente do enoturismo.
Durante três dias, profissionais de diferentes vertentes relacionadas com a museologia, a arquitectura e a área vinícola enriquecerão este I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho.

Entre as individualidades presentes, destaque para o embaixador de Espanha, o director do Instituto dos Museus e Conservação, directora da Associação dos Museus de Vinho de Espanha, o conceituado arquitecto Álvaro Siza Vieira, o professor catedrático e reitor da Universidade Lusófona, Mário Moutinho, o chefe Luís Miravant, o enólogo Mário Louro, entre outros.


(...)"Para mais informações e inscrições: Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, telefone 243 701 257, fax 243 702 641, museu@cm-cartaxo.pt e em www.cm-cartaxo.pt"(...)
Bernardo Costa
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 37
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos