Forum Cartaxo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Valada, que futuro?

+3
JSD Cartaxo
Carlos Serra
forumcartaxo
7 participantes

Ir para baixo

Valada, que futuro? Empty Valada, que futuro?

Mensagem  forumcartaxo Sex 07 Mar 2008, 04:59

Valada é uma das freguesias mais antigas do nosso concelho. Já os Romanos viram naqueles campos uma terra fértil, útil para a agricultura e com um rio Tejo ali tão próximo. Hoje Valada parece parada no tempo, a ver as águas do rio a passarem à medida que a sua população envelhece. Valada precisa de evoluir, de alguém que olhe para as suas potencialidades e faça daquele lugar um verdadeiro lugar de lazer virado para rio onde as pessoas tenham prazer de lá estar, também que olhe para aquele campo prontos a cultivar, uma riqueza imensa que necessita de ser tratada da melhor maneira. Com a opinião de todos é possível criar nova ideias para aquela freguesia, deixe aqui a sua opinião.

Para si, Valada é um local em aproveitado? Levava os seus filhos para brincarem em Valada? E organizava naquele espaço uma tarde em família ou entre amigo?

Quais os problemas que encontra em Valada?

O que fazer em Valada? Qual é o seu futuro?[b]

forumcartaxo

Número de Mensagens : 23
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 06/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Valada, que futuro? Empty Valada

Mensagem  Carlos Serra Qua 12 Mar 2008, 13:08

Falo por mim, gosto imenso de Valada. Já por lá passei bons momentos, assim como penso que grande maioria de residentes do nosso concelho passou. Tenho pena de ver aquele local tão desaproveitado, triste, velho, chegando mesmo a ser sombrio. Existe muita coisa para se fazer naquela vila mesmo sem fundos, mesmo sem se poder construir, basta usar a imaginar e criatividade.
A moção da JSD diz muito daquilo que gostava de ver em Valada, espero por parte dos órgãos superior do nosso concelho a leitura atenta da moção e a aplicação dessas ideias se não toda pelo menos parte delas.
Carlos Serra
Carlos Serra

Número de Mensagens : 87
Idade : 37
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 06/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Valada, que futuro? Empty Valada Dinâmica

Mensagem  JSD Cartaxo Qui 13 Mar 2008, 15:30

CPS/JSD CARTAXO
VALADA DINÂMICA

Introdução
O nosso concelho tem um recurso de extremo interesse para os jovens que não é aproveitado - toda a zona ribeirinha de Valada.
Em Valada encontramos uma área desaproveitada, deserta e sem o mínimo interesse para os jovens. Actualmente apenas as pessoas que não conseguem chegar ás alternativas oferecidas por outros concelhos, passam o seu tempo de lazer nesta área, uma vez ser desagradável estar a jogar, brincar, fazer piqueniques ou realizar qualquer outras actividades naquela zona.
Valada é a freguesia do Cartaxo que mais pessoas recebe durante todo o ano de uma forma regular, apesar das fracas condições que possui para acolher todos os visitantes.
Entendemos que esta freguesia tem de ser alvo de investimento público, visto que, está a cair em subdesenvolvimento mesmo possuindo grande potencial para realizar actividades para os jovens.
Apesar disso, os responsáveis autárquicos têm os olhos fechados a tudo isto, já que Valada é das freguesias do concelho aquela que recebe menos verbas por parte do poder local, limitando assim as suas capacidades de desenvolvimento.
Neste anos apenas vimos a tentativa de criação de uma “mini-marina” a qual se encontra em funcionamento sem Regulamento ou qualquer outro tipo de regras de utilização, que embora já tenha sido objecto de estudo pela Escola Superior de Rio Maior e já paga pelo erário público, foi arrumado e esquecido na gaveta.



É, no nosso entender, tempo para apostar em Valada, criando uma área única quer no nosso distrito, quer mesmo a nível do país com um espaço que vá ao encontro das necessidades e pretensões dos jovens.
Resumindo, pretendemos uma Valada Dinâmica. Para isso apresentamos as seguintes ideias:
Zona Balnear
A zona balnear encontra-se completamente degradada, não sendo apelativa aos visitantes que pretendem desfrutar do sol ou da proximidade do rio, tornando-se urgente uma requalificação da zona balnear. Começamos por sugerir uma limpeza e alisamento da totalidade do areal, que é hoje uma mistura de pedra e lixo, não oferecendo as mínimas condições de segurança e de higiene.
A existente estrutura de apoio á praia fluvial deve ser gerida de uma melhor maneira como por exemplo com uma limpeza diária durante o período de maior afluxo de turistas, uma vez que esta já possui os necessários balneários e o bar de apoio à praia.
O grande problema da manutenção de uma praia fluvial é o próprio rio, o qual nos chega já poluído sendo necessário garantirmos os mínimos de qualidade aos banhistas da nossa praia, para tal devem ser realizadas análises à qualidade da água assim como a sua afixação em sítio visível a toda a população, cabendo essa responsabilidade e obrigatoriedade ao executivo camarário bem como a realização de campanhas de sensibilização à não poluição do rio e áreas envolventes.
A manutenção de toda a zona balnear deverá ser gerida por um concessionário externo ao poder local que ficará com a responsabilidade de garantir a limpeza, segurança e higiene da área. Esta concessão ficará com o direito de exploração do estabelecimento que sita na praia tendo o direito de aumentar a zona de esplanada após aprovação de projecto por parte da autarquia.



Parque de Merendas
O Parque de Merendas de Valada também está em elevado estado de degradação e esquecido pelo poder local.
Propomos uma requalificação deste espaço visto ter uma enorme potencialidade para se tornar num espaço verde onde a população poderá fazer piqueniques, descansar e recrear-se. Deverá ser também um espaço de apoio e complemento da zona balnear e do “Valada Campus”, projecto que abordaremos mais á frente.
O Parque de Merendas é um local onde já há muitos anos se faziam várias romarias, principalmente aos domingos, usufruído por muita gente, desde os mais novos aos mais velhos. Não chega só embelezar o espaço, é preciso também melhorar as condições higiénicas e de segurança. É necessário criar infra-estruturas de recreação dentro desse espaço. Anexo ao Parque de Merendas propomos criar um campo de areia para a prática de voleibol ou futebol de praia, por exemplo.
Esta área seria também concessionada, cabendo ao concessionário fazer a sua manutenção e limpeza. Este Parque de Merendas bem como a zona balnear está bem apoiada pelo parque de estacionamento, sendo mesmo esta uma das poucas infra-estruturas existentes naquele espaço.






Antigo edifício da Hidráulica (Valada Campus)
Este é o local com maior capacidade de investimento e rentabilidade na zona de Valada. É um espaço amplo e com potencialidades nas várias vertentes, principalmente para a população jovem.
Começando pelo edifício, onde propomos a criação de uma Pousada da Juventude e que seria uma das primeiras criadas fora de grandes centros populacionais e históricos. Seria uma Pousada virada para a vertente de aproveitamento das potencialidades da terra, do rio e a da lezíria. O edifício tem capacidade para albergar jovens em quartos múltiplos, com balneários, espaço comum de entretenimento e cozinha onde os viajantes podem cozinhar as suas próprias refeições. Seria a Pousada o maior albergue da zona de Valada.
No espaço compreendido entre o edifício da antiga hidráulica e o rio existe um grande espaço que propomos que seja convertido num parque de campismo com balneários públicos e uma mercearia onde os campistas adquiram bens alimentares e higiénicos. Neste espaço seria criado também um espaço de diversões naturais e tradicionais. Espaço este suficientemente grande que poderá acolher actividades de dimensão superior, como por exemplo o Festival Tejo e organizações nacionais como o Festival do Secundário e outros festivais que se realizam em áreas semelhantes ao que este espaço em Valada pode oferecer.
No espaço limitado pelo rio Tejo propomos a criação de uma piscina fluvial onde os turistas e viajantes se poderiam banhar em segurança. Este tipo de infra-estrutura é cada vez mais procurado por turistas.





Conclusão
Todo este espaço seria baptizado como “Valada Campus”, aproveitando toda esta requalificação para revitalizar toda a zona de Valada e o próprio concelho do Cartaxo.
Este é um projecto concreto e urgente para o nosso concelho.
JSD Cartaxo
JSD Cartaxo

Número de Mensagens : 3
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 13/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Valada, que futuro? Empty Valada

Mensagem  Bernardo Costa Ter 18 Mar 2008, 12:30

É Verdade valada é um dos concelhos do cartaxo que tem mais hipoteses e oportunidade turistica, encontra-se num sitio bastante rico para a pratica de desportos e de lazer.
Pena é nao haver ninguem, "até hoje" com ideias e potencial para tal, mais uma vez temos um concelho as cegas...
Estou bastante contente por haver, pessoas com projectos como Valada dinamica, tem todo o meu apoio=)
Bernardo Costa
Bernardo Costa

Número de Mensagens : 96
Idade : 37
Localização : cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Valada, que futuro? Empty Re: Valada, que futuro?

Mensagem  MrsCoffee Qui 20 Mar 2008, 20:12

A zona é excelente e desaproveitada. Uma pena, pois quanto a mim, Valada e a freguesia com mais potencial no concelho do Cartaxo.

O projecto tem boas ideias, resta esperar que peguem nelas.
MrsCoffee
MrsCoffee

Número de Mensagens : 17
Idade : 35
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 20/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Valada, que futuro? Empty Valada - Esquecida pelo PS

Mensagem  José Pato Sex 21 Mar 2008, 08:12

Estas propostas sobre Valada não são novas, ja fizeram parte de programas eleitorais da oposição em várias eleições autarquicas. Esta proposta da JSD do Cartaxo dá mais relevância a um projecto virado para a Juventude.
A posição do Partido Socialista é que estranha muito ás pessoas. Como toda a gente vê um grande potencial em Valada e o Executivo Camarário não vê?
Deixo o repto: O concelho não necessitará de uma alternativa ao reinado ROSA?

José Pato

Número de Mensagens : 15
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 07/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Valada, que futuro? Empty Re: Valada, que futuro?

Mensagem  Carlos Serra Dom 23 Mar 2008, 17:28

A proposta da JSD é sem dúvida uma proposta virada para os jovens, pois é de um juventude que estamos a falar, logo é aí que devem centrar as "energias" para representar e defender os direitos do jovens, tão mal estes estão representados a nível político no nosso concelho, tem de ser a JSD a mostrar actividade, a mostrar aos jovens que existe alguém a defender os interesses deles.

Zé para mim o executivo camarário mal deve saber onde fica Valada, basta reparar no mísero estado em que se encontra a estrada, onde desviar de um buraco significa passar por dentro de outro. Não vale a pena disserem que a competência esta a cargo das Estradas Nacionais pois toda a gente vê a ligação Regengo-Azambuja em bom estado, assim como a estrada de campo que vai para o Vale de Santarém, dando para saber que mudamos de concelho pela qualidade da via. Será que o executivo não tem carros para percorrer o concelho?

Não diria fim ao reinado, diria fim à ditadura concelhia...
Carlos Serra
Carlos Serra

Número de Mensagens : 87
Idade : 37
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 06/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Valada, que futuro? Empty Valada- Só nao vê o seu potencial turístico, quem nao quer

Mensagem  Ana Rita Rosa Seg 24 Mar 2008, 14:20

Não me admira que seja a JSD a apresentar esta proposta. Para mim é sem dúvida a única que mostra actividade, actividade essa bastante virada para a juventude.
É sem dúvida uma grande proposta. Aliás outra coisa não seria de esperar da JSD do Cartaxo, que mantém "olhos abertos" para o concelho e para a juventude. Enquanto outros, não os vêem ou não querem ver...?!
Concordo com o projecto e aplaudo-o!

Ana Rita Rosa

Número de Mensagens : 3
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Valada, que futuro? Empty Re: Valada, que futuro?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos